loader image

Bom Despacho é a primeira cidade a receber o  CIRCUITO FESTIVAL DA VIDA 2025

O evento reunirá artistas locais em uma grande celebração de arte e cultura no dia 19 de julho, às 9h30, na Praça da Estação. A programação é gratuita. 

A Praça da Estação de Bom Despacho ficará pequena para as atrações do Circuito Festival da Vida 2025, que acontece na cidade no próximo sábado, dia 19 de julho, a partir das 9h30. Espetáculos de teatro e dança, apresentações musicais, mostras de fotografia e artesanato darão uma mostra da arte produzida na região, numa grande iniciativa de promoção da cultura regional em Minas Gerais. “Promovemos esse festival para apoiar os artistas locais, valorizando esses agentes e fomentando a divulgação do trabalho deles, por meio de apresentações culturais e feiras cenográficas”, explica o idealizador do evento, Rud Carvalho.

O Circuito Festival da Vida é realizado pela New View Entretenimento e Comunicação, com o patrocínio da Fundação ArcelorMittal, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Bom Despacho e da Feira Livre do Produtor Rural de Bom Despacho. Nesta edição, o projeto, que já acontece há 21 anos levando ao público arte e entretenimento gratuito ao público, traz uma novidade. Será itinerante e além, de Bom Despacho, percorrerá outras quatro cidades mineiras: Itaúna, Itatiaiuçu, João Monlevade e Abaeté.

Os artistas participantes foram selecionados por meio de um edital, que abraçou as mais variadas vertentes da arte, contemplando nove categorias – banda popular, banda autoral/instrumental, música solo ou duo, teatro, dança, artes visuais/fotografia, gastronomia, artesanato, cortejos, contadores de histórias e grupos folclóricos. Além da estrutura física e da organização do evento em cada cidade, os escolhidos para participar do festival irão receber uma premiação em dinheiro, que varia de R$ 1,5 mil a R$ 4 mil, conforme a categoria.

Rud Carvalho destaca que a seleção levou em conta a qualidade artística e a originalidade das propostas, sem deixar de lado a representatividade local e a diversidade das manifestações. “O resultado poderá ser conferido pela população de Bom Despacho no dia 19, nessa festa que promete promover uma verdadeira celebração da vida por meio da arte”, sublinha.

A agenda de atrações começa às 9h40, logo após a abertura oficial (às 9h30), com a peça de teatro “As aventuras de Severino”. Às 10h20, o público ouve e assiste à contação de histórias da Palhaça Beringela, seguida de uma apresentação de dança do grupo Ritmo e Arte, às 11h. Logo depois começam os shows musicais: Toninho Saudade na banda autoral, às 11h50; Glaucia Neto em música solo, às 12h30; Catarse às 13h10 e Eletrokaos às 14h40, em banda popular. O artesanato local será contemplado em duas exposições – “Vem ser aromas” e “Revelações em linha” –, que estarão abertas das 9h30 às 14h40.

Para Camila Valverde, diretora executiva da Fundação ArcelorMittal, o apoio ao Circuito Festival da Vida reflete o compromisso com o desenvolvimento social dos municípios que estão recebendo o projeto. “O foco do nosso investimento em Cultura é apoiar iniciativas que valorizam a cultura regional e fortalecem as identidades locais. O Festival traz luz e celebra a potência cultural que existe em cada um dos territórios”, declara.

Circuito Festival da Vida – Há 21 anos, o Circuito Festival da Vida promove a arte e a cultura mineira de forma gratuita e aberta a públicos de todas as idades. A primeira edição aconteceu em Mariana, em 2004, e desde então tem levado a praças e ruas de cidades mineiras uma programação que busca valorizar e enaltecer a produção artística local.

Com 29 edições realizadas ao longo dessas mais de duas décadas, o evento já passou por Mariana, Ponte Nova, Pedro Leopoldo, Sete Lagoas, Nova Lima e Itabirito. Agora, com a proposta itinerante, replicará a festa em cinco municípios de Minas, em datas ainda a serem divulgadas. Para a sorte de quem estiver circulando por essas cidades.

Sobre a Fundação ArcelorMittal – Há mais de três décadas, a Fundação ArcelorMittal é a organização dedicada a direcionar os investimentos sociais do Grupo ArcelorMittal – maior produtora de aço do país e líder no mercado global. Com o propósito de criar oportunidades, a Fundação ArcelorMittal busca promover o impacto social positivo, por meio da educação, do esporte e da cultura. Anualmente, cerca de 450 mil pessoas são alcançadas pelas iniciativas promovidas em cidades de todo o país. Saiba mais em famb.org.br.

Sobre a Alce – A Associação Livre de Cultura e Esporte – ALCE é uma associação sem fins lucrativos sediada em Acurui, distrito de Itabirito-MG. A associação elabora, executa e realiza a gestão de projetos culturais, sociais e esportivos com os objetivos de capacitar mão de obra, gerar renda, fomentar o turismo e a cultura regional, educar e informar. É formada por profissionais especializados que atuam nos projetos há mais de 20 anos, tendo aprovado 100% das prestações de contas apresentadas, assim como tem entregado 100% dos objetivos acordados com patrocinadores e órgãos governamentais.

Sobre a New View e Comunicação – É uma empresa especializada em produção, gestão administrativa de projetos culturais, marketing cultural e comunicação institucional. Trabalha com projetos personalizados para empresas que desejam utilizar parte de seus impostos para o marketing cultural.

SERVIÇO:

CIRCUITO FESTIVAL DA VIDA EDIÇÃO 2025

Local: Praça da Estação de Bom Despacho

Data: 19 de julho

Horário: a partir das 09:30h

09h30 – abertura

09h30 às 14h30 – Exposições – “Vem ser aromas” e “Revelações em linha”

09h40 – Espetáculo “As aventuras de Severino”

10h20 – Espetáculo Palhaça Beringela

11h – Grupo Ritmo e Arte

11h50 – Show Toninho Saudade

12h30 – Show Glaucia Neto

13h10 – Show Catarse

14h40 – Show Eletrokaos

ASSESSORIA DE IMPRENSA – CS Comunicação e Arte

Mais recentes

Rolar para cima