loader image

Secretário de Agricultura de Bom Despacho destaca parceria com Governos Estadual e Federal para execução do Projeto de Adução das Águas do Rio São Francisco para o Rio Picão 

Um dos projetos mais audaciosos da história política de Bom Despacho, assim é considerado o projeto de Adução das Águas do Rio São Francisco para o Rio Picão. Com a expectativa de gerir abastecimento de água para produtores rurais da região do Distrito do Engenho do Ribeiro e Povoado do Mato Seco, há também a possibilidade de gerar cerca de 10 a 15 mil empregos.

Recentemente, a CODEMGE (Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais), lançou o edital de licitação que contrata a empresa que irá construir a Adutora de Águas do Rio São Francisco para o Rio Picão. Além deste órgão do Governo de Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de MG (SEAPA) também está envolvida diretamente com o projeto.

O Secretário Municipal de Agricultura de Bom Despacho, Patrick Brauner, destacou que o projeto garante o abastecimento hídrico para toda população de Bom Despacho e tem potência de irrigação de 10 a 20 mil hectares do Vale do Rio Picão.

Veja a Entrevista do Jornal Fique Sabendo com o Secretário Municipal de Agricultura de Bom Despacho, Patrick Brauner.

Fique Sabendo: Como está o andamento do projeto?

Patrick: O projeto de derivação do Rio São Francisco para o Rio Picão está caminhando bem. O município já realizou a primeira parte do projeto estruturante, e conta também agora com apoio do governo estadual através da CODEMGE e da SEAPA (Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais), que está em fase de licitação para contratação de empresa especializada na prestação de serviços para a elaboração de estudos técnicos, socioambientais, econômicos e regulatórios para a estruturação do projeto de concessão, visando a construção, gestão e manutenção de adutora no Rio Picão no município de Bom Despacho-MG. O projeto garante abastecimento hídrico para toda a população de Bom Despacho, e tem potencial de irrigação de 10 a 20 mil hectares no Vale do Rio Picão.

Fique Sabendo: O Município de Bom Despacho tem buscado parceiros para a realização do projeto?

Patrick: O município já conta com apoio do governo estadual e do governo federal. Ambos os governos já manifestaram que são favoráveis ao projeto, incluindo todos os licenciamentos ambientais.

Fique Sabendo: O Governo de Minas Gerais já iniciou as atividades de contrapartida do projeto?

Patrick : O governo estadual já anunciou um aporte de R$ 12 milhões no projeto através da Codemge (Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais). O processo está na fase de licitação.

Fique Sabendo: Qual a previsão de uma possível entrega da execução da obra?

Patrick: Não há previsão de entrega da execução da obra. É muito importante destacar que essa obra garante abastecimento hídrico pra toda a população de Bom Despacho, incluindo o distrito do Engenho do Ribeiro, e o povoado do Mato Seco. Tem um enorme potencial na agropecuária, principalmente atendendo pequenos e médios produtores rurais, que são a predominância das áreas do Vale do Rio Picão. Geração de empregos. Aumento na arrecadação com impostos pelo município. Enfim trás benefícios de desenvolvimento econômico, produção de alimentos aliados à preservação ambiental.

Mais recentes

Rolar para cima