Nesta quinta-feira, 12, a Mina Turmalina, que pertence ao grupo Candense Jaguar Mining, informou que já há 251 pessoas realocadas de 96 famílias em Conceição do Pará. Entretanto, o número de imóveis desocupados em Casquilho de Cima, distrito do município, chega 162, por causa da ameaça de rompimento da Pilha de Rejeitos, que começou a ceder no último final de semana.
Em nota emitida para imprensa,a empresa ainda informa que além dos moradores, outros 730 animais foram registrados, sendo que destes 545 foram devolvidos e levados para locais escolhidos pelos seus tutores, além de 126 que foram para um abrigo e 59 permanecem em campo sob os cuidados de empresas especializadas.
Contudo, a Jaguar continua cadastrando pessoas que foram realocadas e está prestando toda a assistência necessária. “Algumas, porém, optaram por favor deixar suas casas voluntariamente e, agora, estão cadastradas”, esclarece.
Ao mesmo tempo, a empresa diz que as obras de construção do Dique de contenção está dentro cronograma previsto e a base da estrutura está finalizada. “Duas estruturas de retenção de sedimentos também estão prontas. Uma terceira está em construção”, afirmou.