A Agência Nacional de Energia
Elétrica (Aneel) anunciou na sexta-feira, dia 26 de outubro, que a bandeira tarifária que será aplicada nas
contas de luz em novembro será amarela. Assim, haverá uma redução na
cobrança em relação aos cinco meses anteriores, quando a bandeira foi vermelha.
bandeira amarela tem custo de R$ 1 a cada 100 kWh (quilowatts-hora) consumidos.
Já a bandeira vermelha, que vigorava desde junho, prevê cobrança de R$ 5 a cada
100 kWh.
justificativa para a redução na cobrança está no início do período de chuvas.
Segundo a Aneel, apesar de os reservatórios ainda estarem com níveis reduzidos,
a agência acredita que com o início da estação chuvosa haja elevação gradual no
nível de produção de energia pelas usinas hidrelétricas.
Sistema
sistema de bandeiras tarifárias foi criado para sinalizar aos consumidores os
custos reais da geração de energia elétrica. A adoção de cada bandeira, nas
cores verde (sem cobrança extra), amarela e vermelha (patamar 1 e 2), está
relacionada aos custos da geração de energia elétrica. No patamar 1, o
adicional nas contas de luz é de R$ 3 a cada 100 kWh; no 2, de R$ 5.
Dicas de
economia
evitar aumento significativo nas contas, a Aneel faz algumas recomendações aos
consumidores, entre as quais de banhos mais rápidos para quem usa chuveiro
elétrico, e optar por temperatura morna ou fria.
agência sugere também a diminuição no uso do ar-condicionado e que, quando o
aparelho for usado, não se deixem portas e janelas abertas. Além disso, é
preciso manter limpo o filtro do aparelho. Outra sugestão é que o consumidor
fique atento ao tempo em que a porta da geladeira fica aberta e que nunca se
coloquem alimentos quentes em seu interior.
dicas são juntar as roupas para serem passadas de uma só vez e não deixar o
ferro ligado por muito tempo e, em caso de longos períodos de ausência de casa,
evitar que os aparelhos fiquem no sistema stand-by (em espera).
Nesse caso, o mais indicado é retirá-los da tomada
.Ag. EBC Brasil
