![]() |
| Suínos |
OFICIAL
Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG) manifestou o seu apoio ao movimento
dos caminhoneiros, por entender a justiça da causa. No entanto, a continuidade
da paralisação, por período tão extenso, está provocando um efeito da maior
gravidade, que é a desestruturação da economia brasileira.
No agronegócio, as perdas são incalculáveis. A falta de ração para os animais
atingiu níveis insuportáveis, tanto do ponto de vista econômico quanto do
bem-estar dos animais, expressados por relatos dos produtores. Aves estão
praticando o canibalismo para sobreviver. Também milhares de suínos têm morrido
diariamente. E ainda há o risco de esses animais mortos provocarem perigosos
problemas sanitários, por falta de locais apropriados para serem enterrados.
Além de tudo isso, milhares de litros de leite têm sido descartados por falta
de coleta diária. É uma conta elevada que, no final, será paga pelo produtor
rural e pela sociedade.
A situação chegou a um ponto de gravidade extrema. Precisaremos da colaboração
de cada um para sairmos desse impasse. Isoladamente, o Governo Federal,
bastante fragilizado, não tem condições de encontrar a saída para a crise.
Precisamos da participação ativa dos estados, fazendo a revisão do ICMS, que é
altíssimo, sobre os combustíveis. O Congresso Nacional também precisa
desenvolver ações que contribuam para que o país volte à normalidade, assim
como o Poder Judiciário e as categorias profissionais. É fundamental que
estejamos todos juntos para encontrar uma solução urgente e evitar a falência
da economia brasileira
.Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais

