![]() |
| Professor Mozart Foschete |
Na semana passada,
circulou pelas redes sociais uma foto do nosso querido Professor Mozart
Foschete com a notícia de que ele seria pré-candidato a Deputado Federal por
Bom Despacho. O que se comentava, antes, era que ele possivelmente se
candidataria a Deputado Estadual. Como o professor é um articulista rotineiro
nosso, o Jornal Fique Sabendo o procurou
para saber o que havia de verdade nesta notícia.
entrevista que ele nos concedeu:
verdade que você pretende mesmo se candidatar a Deputado Federal por Bom
Despacho?
eu nunca tinha feito planos de me candidatar a algum cargo político. De uns
tempos pra cá, acho que devido aos artigos que tenho publicado semanalmente no Jornal
Fique Sabendo, sempre críticos à atual administração municipal de nossa cidade,
tenho sido constantemente procurado por várias pessoas de diferentes camadas
sociais para ser candidato a prefeito ou a Deputado. Então, depois de muito
pensar cheguei à conclusão de que posso bem contribuir para a nossa cidade, caso eu seja eleito Deputado.
que você se candidataria a Deputado Estadual, mas agora o que se diz é que você
vai sair candidato a Deputado Federal. Por que mudou de ideia?
inicial seria sair candidato a Deputado Estadual. Mas, depois, conversando aqui
e ali, cheguei à conclusão de que minhas chances de ser eleito são as mesmas,
seja para Federal ou Estadual. Ora, se assim é, é preferível sair para Federal
porque um Deputado Federal tem muito mais condições de ajudar a cidade do que
um Estadual.
chances de ser eleito?
caixinha de surpresas. Às vezes, um candidato bem cotado e conhecido perde uma
eleição que ele julgava ganha e vice-versa. No meu caso, tenho um pouco de
esperança por várias razões: primeira, o fato de ter sido quase 8 anos, com
razoável sucesso, Diretor do Curso de Direito da UNIPAC – hoje UNA. Hoje,
existem inúmeros, centenas mesmo, de advogados atuantes que foram meus alunos,
espalhados por todas as cidades do entorno de Bom Despacho: Pompéu, Martinho
Campos, Nova Serrana, Luz, Araújos, Abaeté, Pitangui e muitas outras. Sempre
tive um ótimo relacionamento com todos eles. São meus amigos. Confio plenamente
que um bom número desses meus ex-alunos serão, sem dúvida, meus “cabos
eleitorais”. Ademais, sei que gozo de um conceito de uma pessoa séria e capaz
aqui em Bom Despacho, com quase nenhuma rejeição. Por fim, não podemos esquecer
que, com a Lava-Jato, a classe política está muito desacreditada e, como tal,
os atuais tradicionais deputados e senadores terão, certamente, uma dificuldade
de reeleição. Estima-se que a renovação do Congresso Nacional, neste ano,
deverá superar os 50%, quando tradicionalmente esta renovação não passava de
15%. Em suma, estou confiante.
você se candidataria?
Tenho recebido alguns convites para me inscrever num ou noutro Partido, como o
PV, o PDT, o Partido Novo. Estou analisando caso a caso. Tenho até o dia 7 de
abril para decidir. Além do mais, tudo vai depender das convenções dos Partidos
onde serão definidos os candidatos a Deputado Estadual a e Federal.
eleito, o que você pretende fazer por nossa cidade?
dia uma pessoa me perguntou que projetos eu teria para Bom Despacho. Eu lhe
respondi que quem elabora projetos é o prefeito da cidade. Como Deputado
Federal, meu único compromisso é ajudar o prefeito a conseguir recursos em
Brasília pra executar seus projetos. A população de Bom Despacho pode ter
certeza de que isso eu farei de forma permanente. Este, sim, será meu papel
principal.
mais alguma coisa para os bondespachenses?
concluir, gostaria de dizer que sei o quanto é difícil uma eleição dessas,
concorrendo com inúmeros candidatos bem mais conhecidos na nossa região. Mas,
Bom Despacho já conta com cerca de 36 mil eleitores. Se eu for o único
candidato a Deputado Federal daqui, tenho esperança de conseguir, só aqui, uns
20 a 25 mil votos. Se houver outros
candidatos daqui, a coisa fica naturalmente mais complicada. Acho que já passou
da hora de termos um deputado próprio. Confio nos bondespachenses.

