loader image

Santa Casa de Bom Despacho desmente boatos através de Nota de Esclarecimento

Nos últimos dias, o Hospital Santa Casa de Bom Despacho tem sido alvo de denúncias contra a atual administração. Nesta sexta-feira, 11, a Instituição publicou através de Nota de Esclarecimento que não há risco de interrupção dos serviços como foi publicado por terceiros nas redes sociais.

Em nota, a Instituição reafirma seu compromisso de cuidar da população, como por exemplo, o crescimento consolidado que vem tendo diante dos 13 anos da atual Diretoria voluntária.

Na publicação, o Hospital cita que as informações são infundadas e distorcidas e que impactam a percepção das pessoas, também de seus colaboradores, e ao mesmo tempo compromete o clima organizacional e a qualidade da assistência. “É preciso responsabilidade ao se falar de uma instituição de saúde que atende mais de 180 municípios mineiros e milhares de pacientes todos os meses”, disse Vanio Maia, presidente voluntário na nota de esclarecimento.

Veja abaixo a Nota de Esclarecimento enviada à redação do Jornal Fique Sabendo:

NOTA OFICIAL – ESCLARECIMENTO À POPULAÇÃO

Nos últimos dias, a Santa Casa de Bom Despacho foi alvo de denúncias infundadas que têm gerado dúvidas e insegurança em parte da comunidade. Diante disso, a Diretoria Voluntária da instituição vem a público reafirmar seu compromisso com a transparência, com o serviço público de qualidade e com o respeito à população de Bom Despacho e de toda a região.

A Santa Casa não enfrenta risco de interrupção de seus serviços. Pelo contrário: a instituição atravessa um momento de consolidação e crescimento, reflexo de um trabalho técnico, comprometido e planejado, conduzido ao longo dos últimos 13 anos.

Sabemos que informações distorcidas e denúncias infundadas, impactam diretamente a percepção das pessoas, inclusive de nossos colaboradores, e isso pode comprometer o clima organizacional e a qualidade da assistência. É preciso responsabilidade ao se falar de uma instituição de saúde que atende mais de 180 municípios mineiros e milhares de pacientes todos os meses.

A confiança da população é construída com resultados concretos.

Prova disso são os mais de 1.126 atendimentos infantis realizados apenas nos primeiros 30 dias do novo Pronto Atendimento Infantil, uma estrutura pensada exclusivamente para acolher crianças de toda região com mais atenção e qualidade.

No primeiro semestre de 2025, a Santa Casa arrecadou R$ 197.104,78 em doações via telemarketing, superando a média dos últimos três anos, demonstrando o apoio da comunidade e a credibilidade da instituição.

As internações cresceram 20% em relação ao semestre anterior. A abertura da UTI Pediátrica, reforça o compromisso com a ampliação e qualificação da assistência.

Entre os avanços recentes, destacam-se:

A abertura da UTI Pediátrica;

A criação do Pronto Atendimento Infantil e da Ala Infantil exclusiva;

O início das cirurgias pediátricas realizadas dentro da própria instituição;

A chegada da Ressonância Magnética, inclusive com sedação infantil;

A implantação do Sistema Informatizado de Agendamento Cirúrgico;

O início do programa de Medicina Hospitalista;

A inauguração da nova ala Psicossocial que recebe pacientes de toda região.

Investimento na capacitação dos colaboradores para desenvolvimento profissional.

A participação no projeto “Saúde em Nossas Mãos”, com assessoria do Hospital SírioLibanês, para redução de infecções hospitalares;

A visita do Secretário Estadual de Saúde de Minas Gerais, após mais de 20 anos sem presença oficial na cidade.

Tudo isso é fruto do trabalho sério e comprometido da Diretoria Voluntária, que há mais de uma década conduz a Santa Casa com dedicação, zelo e profundo senso de responsabilidade social. São pessoas que doam seu tempo e conhecimento, sem remuneração, para garantir que a população continue tendo acesso a uma saúde digna, eficiente e acolhedora.

As medidas jurídicas cabíveis já estão sendo tomadas contra aqueles que, de forma irresponsável, tentam denegrir a imagem da Santa Casa de Bom Despacho sem apresentar qualquer prova, baseando-se apenas em suposições e discursos infundados. A Instituição repudia veementemente qualquer tentativa de descredibilização construída sobre achismos, pois entende que a saúde pública deve ser tratada com responsabilidade, seriedade e respeito à verdade.

A Santa Casa de Bom Despacho segue firme, sendo motivo de orgulho para o município e para toda a região. Continuaremos trabalhando com verdade, profissionalismo e humanidade, com a certeza de que é assim que se constrói confiança.

Vânio Sérgio Maia

Presidente voluntário Santa Casa de Bom Despacho

Mais recentes

Rolar para cima