loader image

Minas Gerais alerta para importância do diagnóstico precoce do HIV e reforça acesso ao tratamento oferecido pelo Estado

_Secretaria de Estado de Saúde intensifica ações de prevenção, cuidado e acompanhamento no Dia Mundial de Luta contra a Aids_

Seis meses atrás, Diego Tavares, de 49 anos, recebeu o diagnóstico de HIV que ninguém espera ouvir. Hoje em dia, graças ao atendimento rápido e ao início imediato do tratamento no Hospital Eduardo de Menezes (HEM), unidade da Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig), a carga viral está indetectável, o que significa que ele não transmite o vírus.

No Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado no dia 1/12 e marcado pela campanha Dezembro Vermelho, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), reforça que histórias como a de Diego só são possíveis quando prevenção, testagem e tratamento caminham juntos.

“Descobri ter HIV fazendo exames de rotina. Foi um susto, mas rapidamente fui encaminhado para o serviço especializado. Já no primeiro dia, iniciei a medicação antirretroviral. Em outubro, repeti o exame e a carga viral deu zerada, graças ao tratamento”, conta Diego, que segue acompanhando sua saúde na unidade de referência do Estado.

O vírus ainda representa um desafio, mas os avanços da rede estadual de assistência têm garantido mais qualidade de vida à população. Entre 2024 e 2025, quase 9 mil pessoas foram diagnosticadas com HIV em Minas. Desse total, 76% são homens entre 20 e 49 anos.

*Mais informações na Agência Minas:*

https://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticia/minas-gerais-alerta-para-importancia-do-diagnostico-precoce-do-hiv-e-reforca-acesso-ao-tratamento-oferecido-pelo-estado

Ag. Minas

Mais recentes

Rolar para cima