loader image

Hospital do Câncer completa 24 anos neste sábado

Construído pela Associação de Combate ao Câncer do Centro-Oeste de Minas (Acom) e inaugurado em 6 de dezembro de 2001, o Hospital do Câncer (HC) é um marco dos primeiros anos de atuação da Acom, que concentrou todos os seus esforços em prol da obra. O oncologista Dr. Roney Quirino foi o idealizador do projeto e liderou a busca de parcerias para a concretização do que, na época, era apenas um sonho inimaginável.

Com o apoio da população, a Associação construiu o Hospital do Câncer, que inicialmente tinha apenas 1.500 m². Após construído, foi repassado totalmente equipado para a administração do Complexo de Saúde São João de Deus (CSSJD). Dr. Roney recorda que o sonho de construir um Hospital do Câncer em Divinópolis começou após ele perder o irmão, Antônio Carlos Quirino Costa, para a doença, em 1987. A realização foi impulsionada ainda por um conselho de um professor.

“O meu saudoso professor João Batista Resende Alves, um dos maiores médicos do Estado, sempre falava comigo: ‘faça alguma coisa pelo social’. Então eu decidi largar tudo em Belo Horizonte e vim para Divinópolis. Chegando aqui, tive a felicidade de ser abraçado pelos amigos do Lions, pelos rotaryanos, pela Maçonaria, mas principalmente pela população. Fundamos a Acom e surgiu então uma das ONG’s mais importantes do país na área oncológica. O meu irmão, Antônio Carlos, foi quem deu origem ao Hospital do Câncer. Eu deixei a especialização em cirurgia para seguir o caminho da oncologia e, aqui em Divinópolis, junto com grandes parceiros, conseguimos tornar aquele sonho realidade”, rememora.

*Expansão*

Após construído, o HC passou por uma expansão que começou em maio de 2007 e terminou em novembro de 2009. Com a ampliação, o Hospital do Câncer passou a ter 5 mil m² e, hoje, realiza mais de 200 mil atendimentos por ano, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Muita gente na época não acreditou na ideia, e o Roney chegou a ganhar o apelido de ‘menino maluquinho’. O Roney é uma pessoa de visão, teve essa grande ideia, a coragem de falar sobre isso e de despertar isso na população de Divinópolis. Quando eu entrei para a Acom, o sonho já havia sido sonhado, e nós entramos para realizá-lo. E os divinopolitanos sonharam junto com a gente”, relembra o ex-presidente da Acom, Leides Nogueira.

Além de destacar o protagonismo do oncologista na construção da unidade, Leides relembra ainda dos desafios da expansão do Hospital do Câncer, e da sensação de dever cumprido.

“Nós vemos com muita alegria todo esse sonho de uma população inteira sendo realizado diariamente, e sendo realizado por todos, porque todos que doam estão aqui. O Hospital do Câncer é um sonho realizado a cada dia. Quando nós começamos o projeto de ampliação, a segunda fase de obras do Hospital do Câncer, pesquisamos no Brasil inteiro como fazer, buscando referências para acertarmos mais. Fizemos, e passamos de 1.500 m² para 5.000 m², e hoje o resultado é esse: milhares de pessoas sendo tratadas, curadas, algumas mesmo em estágio terminal, recebendo conforto e dignidade. Tudo valeu a pena”, detalha Leides.

*Estrutura*

Idealizado pela Acom, o Hospital do Câncer é formado atualmente por equipes médicas multidisciplinares que trabalham juntas para tratar o câncer dos pacientes. Incluindo oncologistas, hematologistas, cirurgiões oncológicos, radiologistas, enfermeiros e outros profissionais de saúde, o HC oferece tratamento cirúrgico, quimioterápico e radioterápico.

Graças à parceria feita com a Fundação Geraldo Corrêa, que já dura 30 anos, a gestão do Hospital do Câncer, conduzida pelo CSSJD, se tornou modelo estruturado e pautado em eficiência, segurança e humanização. O trabalho administrativo realizado pelo Complexo de Saúde São João de Deus, aliado ao suporte técnico e operacional, assegura que o hospital funcione de maneira organizada, transparente e alinhada às necessidades da população que depende do tratamento oncológico.

A unidade conta com:

10 especialidades cirúrgicas

28 médicos cirurgiões

8 anestesistas

5 oncologistas

4 hematologistas

2 pediatras especializados em oncologia e hematologia

3 radioterapeutas

2 físicos médicos

O HC possui ainda farmácia com duas capelas de manipulação e oferece serviços de suporte, com 28 leitos de internação, nutrição, psicologia, fonoaudiologia, além do Posto Avançado da SEMUSA.

“A Acom é feita de esperança, de amor, de solidariedade, para juntos lutarmos contra o câncer, pela vida, e isso se reflete em todas as suas unidades, mas principalmente no Hospital do Câncer, que foi onde tudo começou. É gratificante para cada colaborador e cada voluntário estar nessa causa tão nobre que a Acom traz consigo. Neste aniversário do Hospital do Câncer, agradecemos a cada doador que acredita na nossa missão e nos ajuda a trazer esperança para milhares de pacientes. Agradecemos também à diretoria do CSSJD, e a Fundação Geraldo Corrêa, pela parceria e por estarem conosco nessa missão. Agradecemos aos nossos Diretores, voluntários, profissionais de saúde e funcionários da Acom e do hospital. Sem eles, nada disso seria possível. E, reafirmamos o nosso compromisso de seguir atuando com transparência e responsabilidade, sempre em busca do melhor para as pessoas que convivem com o câncer”, destaca o presidente voluntário da Acom, Marcelo Carlos da Silva.

Ass. Imp. Acom

Mais recentes

Rolar para cima