Medida beneficia famílias de baixa renda não contempladas pela Tarifa Social e garante redução média de R$ 20 na conta de energia
Já está em vigor, nas contas de luz emitidas a partir do faturamento de janeiro de 2026 pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), o Desconto Social de Energia Elétrica. A iniciativa amplia a proteção às famílias de baixa renda e complementa a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE).
O benefício garante um desconto médio de aproximadamente 17% na tarifa para a parcela de consumo mensal de até 120 quilowatts-hora, o que representa uma economia estimada em torno de R$ 20 por mês. O consumo que ultrapassar esse limite não recebe desconto.
O analista de Proteção da Receita da Cemig, Nilton Neves, distingue o Desconto Social da TSEE, benefícios não cumulativos. “As famílias que já são atendidas pela Tarifa Social permanecem com esse benefício e não têm direito ao novo desconto. A medida integra a política nacional conduzida pelo Ministério de Minas e Energia e já está sendo implementada em todo o país, por meio do cruzamento de dados do Cadastro Único com as informações das distribuidoras de energia”, explica.
Ag. Minas
