_Estudantes podem se inscrever até 5/6; provas serão realizadas no mês de novembro_
A partir desta segunda-feira (25/5), estudantes de todo o país podem se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026. O prazo segue até as 23h59 do dia 5/6, exclusivamente pela Página do Participante, disponível no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
As provas serão aplicadas nos dias 8 e 15/11 em todo o Brasil. Em Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) reforça a importância da participação dos estudantes da rede estadual no exame, considerado uma das principais portas de entrada para o ensino superior.
O Enem pode ser utilizado para ingresso em universidades públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), além de possibilitar acesso a programas como o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O exame também pode ser utilizado para certificação de conclusão do ensino médio por participantes maiores de 18 anos.
“Minas Gerais tem direcionado muitas ações voltadas para a participação dos estudantes no Enem, e nos últimos anos nós temos tido resultados muito positivos. Participar do Enem é mais uma opção que o estudante da rede pública tem dentro de um conjunto de opções ao concluir o ensino médio”, explica Vanessa Nicoletti, diretora de Ensino Médio da SEE/MG.
Ag. Minas
