loader image

A Ansiedade Generalizada (TAG) em Mulheres e a Psicanálise como Caminho de Compreensão

Você já sentiu uma preocupação constante e intensa, difícil de controlar, mesmo com os eventos do dia a dia? Se sim, você pode estar familiarizada com o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), que afeta mais mulheres do que homens.

O TAG vai além da ansiedade comum. É uma sensação de alerta permanente, como se algo ruim estivesse prestes a acontecer. Essa ansiedade se manifesta de diversas formas como: preocupação excessiva e incontrolável, dificuldade de concentração, irritabilidade, sintomas físicos, como dores de cabeça, dores musculares, e problemas digestivos dentre outros.

A psicanálise oferece um olhar profundo sobre essa questão e não enxerga a ansiedade como uma simples falha biológica ou um problema a ser “curado”. Em vez disso, ela a compreende como um sintoma, um sinal de que algo está em conflito no mundo interno da pessoa.

Para a psicanálise, o TAG em mulheres pode estar relacionado a pressão para ser a “mulher perfeita”: esposa, mãe, profissional, cuidadora e pode gerar um enorme peso emocional.

O TAG pode estar conectado a traumas, medos ou desejos reprimidos, muitas vezes enraizados na infância. A ansiedade é a forma como o inconsciente tenta expressar esses conflitos.

Ao contrário de abordagens que focam apenas em “manejar” os sintomas, a psicanálise busca a raiz da ansiedade. O processo terapêutico é um mergulho no seu mundo interno, onde você e seu psicanalista podem dar voz aos sentimentos, criar um espaço seguro para falar sobre medos, desejos e frustrações que talvez você não consiga expressar em outro lugar.

Se você se identifica com essa experiência de ansiedade, saiba que não está sozinha. A psicanálise oferece um caminho de autoconhecimento e transformação, ajudando você a não apenas lidar com os sintomas, mas a compreender e acolher a sua própria história.

MSC. Vera Queirogas, Psicanalista e Mentora de Mulheres. Uma das fundadoras da Qibel, Clínica de Psicologia e Psicanálise em Bom Despacho. Instagram @quibel.bd Contato: 37 9 9148 28 53.

Mais recentes

Rolar para cima