Poleiro do Chantecler – O ferrinho do dentista
Meus caros, raros e fieis leitores,
Tenho ouvido aqui e ali que a prefeitura vai gastar cerca de um milhão de reais com a decoração do Natal deste ano. Outros dizem que tudo vai ficar nuns 800 mil reais. É muito? É razoável? Alguns se escandalizam achando que é muito. Dizem até que no passado o custo já foi bem menor. Há também aqueles que dizem que este dinheiro daria para implantar uns dois PSF, ou criar umas duas ou três creches. É verdde também que uns criticam porque já se acostumaram a criticar tudo o que a atual administração municipal faz. E alguns até insinuam malevolamente que há ou haverá corrupção. Não acredito nisso.
De minha parte, confesso que não saberia dizer se é muito caro ou não uma decoração de 800 mil ou um milhão de reais. Como não sou da área, não sei quais são os custos envolvidos nem tenho ideia de quão bonita e rica será a decoração. Chego a pensar que, a este custo, a prefeitura vai nos surpreender com uma decoração bem mais bonita e até mais sofisticada que nos anos anteriores.
Há três anos atrás eu passei o Natal na casa da minha sogra, lá em Maringá, no Paraná. Nunca vi uma decoração Natal tão bonita, tão contagiante, tão cheia de surpresas agradáveis. Todas as noites as famílias se dirigem para a Praça da Catedral e por ali ficam se confraternizando, bebendo sua cervejinha nas inúmeras barracas, as crianças brincando pra lá e pra cá. Uma festa realmente que muda o clima da cidade e o humor das pessoas.
E por que não podemos fazer o mesmo aqui? Bom Despacho está a merecer há muito tempo uma excelente decoração de Natal. A época natalina é a época mais bonita do ano. As ruas e as lojas enfeitadas, as músicas natalinas sendo tocadas por toda parte, as luzes piscando em tons diversos e coloridos – tudo isso transforma o ambiente. As pessoas ficam mais sorridentes e os espíritos mais desarmados. É gostoso andar pela Praça da Matriz às vésperas do Natal.
E digo mais: a decoração de Natal não deveria se limitar apenas à Praça da Matriz. Deveria se estender a todas as praças principais: Praça Antônio Leite (antiga Praça São José), Praça do Larguinho, Praça Inconfidência, Praça do Rosário, Praça do Campo, Praça da Tabatinga (agora Ana Rosa), Praça defronte o 7º Batalhão.
Alguns vão dizer: mas isso vai ficar muito caro. É melhor fazer PSF e creches. Eu não entro no mérito do custo por que não é minha praia. Aprendi desde minha época de economista do IPEA, em Brasília, que os recursos públicos são escassos e limitados. Se a sociedade decidir colocar mais recursos na saúde, sobra menos para educação e menos para a segurança. Se ela decidir gastar em melhorias das estradas, sobra menos para a pavimentação e sinalização das ruas. Se decidir gastar um pouco em lazer para a sua população, sobrará menos recursos para outras atividades. Mas, lazer é vida e administrar uma cidade é a arte de fazer escolhas e tomar decisões.
Quanto mais PSF, quanto mais creches, quanto mais ruas sem buracos, quanto mais lazer, melhor para todos nós. Não podemos ficar limitados à nossa vidinha rotineira e provinciana sem uma participação mais comunitária. E a decoração de Natal contribui para isso.
Apesar de já um tanto idoso, ainda tenho em mim um pouco de meus tempos de criança e de minha empolgação com a época natalina. Ainda tenho na lembrança a Casa Assunção cheia de brinquedos e as músicas natalinas ressoando por todas as lojas. Acho que todos têm estas mesmas lembranças gostosas.
Estou torcendo para que tenhamos uma linda e animada decoração de Natal. Bom Despacho e sua gente merecem. Que venha a melhor e mais bonita das decorações natalinas de todos os tempos! E a atual administração municipal tem todo o nosso apoio.
Sem dúvida, a “cidade sorriso” vai ficar mais sorridente ainda!
UM FELIZ NATAL A TODOS OS BONDESPACHENSES!
Chantecler.
