Poleiro do Chantecler – o ferrinho do dentista
Meus caros, raros e fieis leitores,
Desde que foi divulgada a relação dos novos Secretários e Assessores do novo prefeito, tenho sido constantemente assediado nas ruas para emitir minha opinião a respeito. E todos veem com as mesmas perguntas: “-O que você achou dessas escolhas do prefeito? Você não acha que ele não devia ter trazido de volta fulano e fulano? Você não acha que é uma afronta ele ter buscado gente de fora ao invés de prestigiar as pessoas competentes de Bom Despacho? Você não acha que haverá um continuísmo da Administração anterior?”
As perguntas são sempre as mesmas. E interessante, a maioria dos que me abordam tem uma visão negativa em relação a esta nova equipe do novo prefeito. Acham que vai continuar tudo no mesmo. Uns até chegam a falar palavrões do tipo “-acho que vai continuar tudo na mesma m…”.
É claro que muitos dos que criticam são pessoas que apoiaram abertamente o novo prefeito e esperavam que fossem contemplados com algum cargo. Ficaram frustrados e sua reação é bastante típica do ser humano. Outros criticam porque têm a mania de criticar. E outros criticam simplesmente porque já estão tanto escaldados com nomeações de amigos e de grupos de interesses. Esse últimos são mais pessimistas.
Eu não me encaixo em nenhum desses grupos de descontentes. Na verdade, eu tenho ficado em cima do muro, por enquanto. Conheço o Fernando Andrade de uns poucos contatos pessoais e de umas poucas trocas de mensagens pelo zap. Sempre tive uma boa impressão dele e achava que ele era um dos três melhores candidatos na última eleição. Depois que ele foi eleito, tive (e ainda tenho) um pouco de esperança de que Bom Despacho vai melhorar sob sua administração.
Não conheço muitos dos nomes escolhidos. Dos que conheço, alguns me parecem muito bons. Outros nem tanto. É verdade que alguns nomes na lista causaram estranheza. A mim e a quase todos os que me procuram não agradou muito a trazida para a nova Administração de pessoas que a gente pensava ser uma carta fora do baralho da política bondespachense. Mas ele trouxe. Assim como muitos, eu acho que ele não deveria trazer gente de fora para chefiar Secretarias importantes, assim como manter Secretários da Administração anterior. Mas ele deve ter lá seus motivos para isso. Pode ser que essas pessoas se revelem bastante competentes e nos surpreendam. Ah, também achei que ele criou cargos demais de “assessores especiais”. Copiou o modelo do Lula – que criou 15 ministérios sem nenhuma importância, a não ser para criar cargos para “companheiros”.
A verdade é que qualquer que fosse a lista de escolhidos pelo novo prefeito sempre haveria críticas a esse ou àquele nome. Se der certo, ótimo. Se não der, a escolha foi dele e as críticas vão surgir e ele vai ter de aguentar firme tais críticas ou vai trocando secretários e assessores.
É bom lembrar que, assim como ocorre em outras esferas de governo (seja federal, seja estadual), a escolha de secretários e assessores municipais – embora seja uma atribuição específica do prefeito – não depende exclusivamente só dele. É fato que alguns são escolhidos por que são amigos do prefeito e o prefeito confia neles. Outros, no entanto, são indicados pelas forças ou grupos políticos que ajudaram em sua eleição; outros por serem “especialistas” em determinada área. O que não pode é algum nome escolhido provocar suspeitas sobre a razão de sua escolha. Ainda mais neste momento em que a corrupção se espalha impunemente por todos os setores governamentais, federais, estaduais e municipais. É crença generalizada hoje entre os brasileiros que a corrupção permeia todo o governo, o Congresso Nacional e a Justiça em geral, especialmente as Cortes mais altas.
Eu, de minha parte, ainda continuo com um certo otimismo de que a nova Administração Municipal vai melhorar bastante nossa cidade. Ainda não perdi a esperança de todo em nossos políticos. Torço para dar certo. E que o novo prefeito cumpra suas promessas de campanha. Estarei de olho.
Boa sorte à nova Administração Municipal. E que, quando terminar seu período, Bom Despacho tenha voltado a ser a “Cidade Sorriso”.
Chantecler.