loader image

O Poder da Oração

Filhos e filhas,

Estamos no mês vocacional, tema já abordado aqui neste boletim, mas não posso deixar de mencionar que no próximo domingo celebraremos a vocação à vida religiosa, homens e mulheres que escolhem uma vida de oração e comunitária. A oração é o único, mas o principal aspecto da vida religiosa, que mesmo que nossa vocação seja outra, os religiosos e religiosas nos inspiram a uma vida de oração, uma vida com maior intimidade com Deus. E só realizamos isso, através da oração.

Somos chamados a ser tocados pelo Senhor através de uma vida de oração, para que o amor Dele se manifeste em nós. Todos os dias somos chamados a estar na presença de Deus em oração. Mas para nos colocarmos diante Dele é preciso, primeiramente, silenciar o nosso interior, para então fazer uma oração. Mas o que rezar? Rezar a Palavra de Deus, rezar a vida, pedir mais graças santificantes que temporais.

É importante que em cada oração o coração esteja junto, aquilo que rezamos precisa ser nossa vida. Uma alma sem oração é como carro sem gasolina, ou seja, não funciona. O combustível mais seguro para que Deus nos mantenha no caminho do bem é a oração, a fé e o amor. Como São Paulo nos exorta: “Estejam sempre alegres, rezem sempre e sejam agradecidos a Deus em todas as ocasiões. Isso é o que Deus quer de vocês por estarem unidos com Cristo Jesus”. (1Ts 5,17)

Essa oração constante que São Paulo nos ensina exige um esforço da nossa parte, rezar e estar em conexão com Deus todos os dias, sempre, em todas as circunstâncias, requer disciplina e empenho, e como realizar isso? Seguindo o ensinamento de Santo Inácio, que dizia: “se nos propomos a rezar 5 minutos e pensamos: ‘hoje eu vou abrir concessão de um’; no dia seguinte será de 2, depois de 3, de 4, de 5 minutos e acabamos não rezando mais”.

Ninguém experimenta o amor de Deus se não viver na Sua presença. Quem não leva a sério sua vida com Deus, se perde. Não importa se consagrado, religioso, sacerdote ou leigo, se perde. Portanto, devemos sempre olhar para a bússola de Deus, a fim de sabermos para onde estamos indo. Todo problema espiritual que tivermos, devemos prestar a devida atenção, pois está em risco a nossa salvação.

Uma das formas de cuidar da nossa vida espiritual é através dos Sacramentos, principalmente a Confissão. Eu não consigo entender alguém que diz ser da Igreja Católica e não tem uma vida de confissão. Temos que purificar a nossa fé, não podemos ficar com o coração dividido. Ou somos inteiros de Deus ou não somos nada.

Deus não tenta ninguém, mas Ele permite que sejamos tentados. Ele é forte e poderoso, mas o inimigo existe e quer semear em nosso coração a dúvida e a confusão. Nossa alma tem fome de Deus e precisa ser alimentada em Deus, através do Sacramento da Eucaristia, ela é o alimento eterno. Temos necessidade de comungar.

Ao receber Jesus, na verdade, é Ele que nos envolve com seu amor. Devemos dar mais valor a Eucaristia, é preciso, após cada comunhão, adorar Cristo Vivo dentro de nós, isso nos cura.

Caso deixemos de experimentar o amor de Deus, e se em algum momento da vida nos cansarmos e nos dermos conta de nossa imperfeição, nos coloquemos diante Dele e recomecemos. Ele estenderá as mãos para que cheguemos mais perto de Seu amor, pois a Sua misericórdia é infinita. Essa certeza é o nosso consolo e nossa força.

Deus abençoe,

Padre Reginaldo Manzotti

Pe. Reginaldo Manzotti

A Associação Evangelizar É Preciso foi fundada em 2005 por Padre Reginaldo Manzotti. É uma instituição mantida por doações espontâneas de associados de todo o mundo e não possui interesses políticos ou fins lucrativos. Tem como missão evangelizar por todos os meios: na pessoa de Jesus Cristo, pela Palavra de Deus, Magistério da Igreja e devoção a Jesus das Santas Chagas.

Mais recentes

Rolar para cima