Sabemos que a cárie, a nível mundial, diminuiu comparado às gerações passadas. Entretanto, ela é ainda prevalente, sendo a segunda doença mais comum no mundo, de acordo com a OMS. Por isso, é fundamental que as crianças iniciem suas consultas com a odontopediatra desde cedo, a fim de garantir uma boa saúde bucal desde os primeiros anos de vida. Esse acompanhamento é essencial para que a família tenha informações passadas pelo doutor (a) , além de prevenir a evolução de problemas variados de saúde bucal, como a doença cárie já mencionada e outras alterações, como doença periodontal, infecções e mordidas alteradas. Além disso, até mesmo os bebês podem ir ao Odontopediatra para avaliar a língua, devido a casos de “língua presa” que dificultam a amamentação e, posteriormente, a fala.
Mas, qual a diferença de um cirurgião-dentista com o especialista em Odontopediatria? O profissional especializado no atendimento infantil, por meio de um curso de Especialização de dois anos e atendimentos frequentes às crianças, se torna mais preparado para lidar com as particularidades do desenvolvimento dos dentes e da boca dos pequenos, além de saber lidar com o comportamento infantil e estar por dentro de informações atuais para o melhor tratamento do público infanto-juvenil.
Além da prevenção, as consultas ao odontopediatra ajudam a criar um hábito positivo em relação à ida ao dentista. Ao frequentar o consultório desde pequenas e com técnicas lúdicas do Odontopediatra, as crianças se familiarizam com o ambiente e perdem o medo comum que muitos adultos ainda têm. Isso contribui para que elas cresçam com mais consciência sobre a importância do cuidado com o sorriso e sigam higienizando bem dos dentes ao longo da vida.
Por fim, na consulta odontopediatrica, o profissional orienta os pais sobre os cuidados corretos com a alimentação, escovação e uso de produtos como pasta de dente ideal, escovas de dente para a idade da criança . Essa orientação é fundamental para que os responsáveis saibam como agir em cada fase do desenvolvimento infantil, ajudando a evitar problemas futuros. Portanto, levar a criança ao odontopediatra é um investimento na saúde e no bem-estar dela, desde bebê até se tornar adulto.
Dra. Clycia Soares