loader image

Tempo do Advento

Filhos e filhas,

Já estamos nos aproximando do Natal, no próximo domingo será o último domingo do tempo do Advento que nos coloca às portas do Natal. Refletimos sobre o mistério da Encarnação:

“Vejam: a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que quer dizer: Deus está conosco” (Mt 1,23).

Contemplamos a figura de Maria e as circunstâncias que a envolveram nos dias que precederam o nascimento do Menino Jesus. “Deus enviou o seu Filho” (GI 4, 4). Mas, para lhe “formar um corpo”, quis a livre cooperação de uma criatura. Para isso, desde toda a eternidade, Deus escolheu para ser a Mãe do seu Filho, uma filha de Israel, uma jovem judia de Nazaré, na Galileia, “virgem que era noiva de um homem da casa de Davi, chamado José. O nome da virgem era Maria” (CIC 488).

Maria é o modelo de obediência, humildade, pureza e fé. Somente se nos prepararmos e procurarmos vivenciar profundamente os elementos de cada Domingo do Advento, o nascimento do Salvador terá um sentido concreto em nossa vida e não será uma mera lembrança de um fato histórico.

Finalmente gostaria de dizer que para se entender o Natal é necessário ter fé, pois senão será um feriado como tantos outros de nosso calendário.

Natal é o grande momento da paz em que, em torno do recém-nascido, o divino (anjos) e o humano (Maria, José e os pastores), céu e terra, se unem num silêncio adorador. “Porque nasceu para nós um menino, um filho nos foi dado: sobre o seu ombro está o manto real e ele se chama ‘Conselheiro Maravilhoso’, ‘Deus Forte’, ‘Pai para sempre’, ‘Príncipe da Paz’. Grande será o seu domínio e a paz não terá fim sobre o trono de Davi e seu reino, firmado e reforçado com o direito e a justiça, desde agora e para sempre” (Is 9,5-6).

Celebremos santamente o Natal, tenhamos no coração aquilo que é essencial, o amor, a amizade, o perdão e a reconciliação.

Deus quis nascer uma família, Ele escolheu nascer numa família humana, que Deus mesmo formou. Assim como fizeram os pais de Jesus, cada família cristã deve antes de tudo acolher Jesus, ouvi-lo, protegê-lo, e assim melhorar o mundo”.

Quando estivermos festejando com nossos familiares e amigos, não nos esqueçamos da oração. Silenciemos nosso interior e não nos esqueçamos de Jesus, Ele é o centro de nossa vida. É a luz que ilumina todas as trevas.

Se pudermos, na noite de Natal, troquemos presentes, mas sem perder de vista o essencial. Que em cada presente esteja refletida a dádiva primordial, Jesus Cristo, expressão máxima do amor de Deus, que não quis nem pôde nos oferecer menos do que a si mesmo. Pouco importa se o presente é simples ou valioso; quando não se entrega junto com ele um pouco de si, sempre se oferece menos do que se poderia.

Porque o maior presente que poderíamos receber o céu nos deu, na Noite Santa, Deus deu-se a si mesmo nascendo como uma frágil criança.

Deus assumiu nossa humanidade para nos dar sua divindade.

Que todos tenhamos um Santo e Feliz Natal.

Deus abençoe,

Padre Reginaldo Manzotti

Pe. Reginaldo Manzotti

A Associação Evangelizar É Preciso foi fundada em 2005 por Padre Reginaldo Manzotti. É uma instituição mantida por doações espontâneas de associados de todo o mundo e não possui interesses políticos ou fins lucrativos. Tem como missão evangelizar por todos os meios: na pessoa de Jesus Cristo, pela Palavra de Deus, Magistério da Igreja e devoção a Jesus das Santas Chagas.

Mais recentes

Rolar para cima