Em toda família tem uma criança que está na fase da janelinha, que fica animada ao receber um presente da fada do dente. Esse momento acontece por volta dos 6 anos de idade, sendo uma das fases mais importantes do desenvolvimento bucal da criança. É quando geralmente começam a nascer os primeiros dentes permanentes – atrás dos dentes de leite e acontece a troca dos dentes da frente.
Esses novos dentes ficam ali desde a infância até a velhice exercendo inúmeros funções: estética, mastigação, ajudam na fonação e mantém ossos da face. Porém, os primeiros molares permanentes, aqueles que surgem atrás dos dentes de leite, são os mais acometidos pela cárie. Um dos motivos é que os pais nem percebem que já são dentes permanentes, a localização dificulta a higiene e são dentes que retém muito alimento.
Levar a criança ao dentista nessa fase é essencial para:
-Acompanhar a troca dos dentes de leite pelos permanentes;
-Identificar precocemente problemas de mordida e crescimento ósseo;
-Orientar sobre hábitos de higiene adequados para essa nova fase;
-Consulta de prevenção odontológica.
Uma consulta nessa idade não é apenas “ver se tem cárie”. É um cuidado preventivo que pode garantir um sorriso saudável e estimular a criança a desenvolver o hábito do cuidado com a saúde bucal desde pequeno.
Dra. Clycia Soares