A décima edição do Troféu Telê Santana, que premiou os melhores jogadores e os destaques do esporte mineiro em 2010, foi realizada nessa segunda-feira (24), no Grande Teatro do Palácio das Artes, e reuniu autoridades, personalidades e atletas de várias modalidades.
A jovem judoca do Programa Curumim, unidade Cidade Industrial, Gabrieli Caroline Passos dos Reis, recebeu o Troféu Telê Santana na categoria destaque especial esportes especializados. Ela foi medalha de prata no campeonato brasileiro de judô, em novembro do ano passado, em Brasília (DF). “Não esperava ganhar esse prêmio. Foi uma emoção muito grande. Fiquei tão surpresa que custei a acreditar. Deu um frio na barriga, mas foi uma coisa única”, comemorou.
Concorrendo com outros destaques do atletismo, do kart, do motocross, do vôlei e também do judô, o nome da atleta do Programa Curumim foi escolhido por um grupo de renomados esportistas, do presente e do passado, por jornalistas dos Diários Associados e pelo público.
Para Gabrieli, a homenagem teve um significado muito especial e representou um estímulo a mais. “Quando subi naquele palco, tive a certeza de que todo esforço valeu a pena e o sacrifício teve um retorno. Lembrei de todo mundo que me ajudou. Foi a primeira vez que participei de uma premiação assim e espero que seja a primeira de muitas. Agora sei que posso e tenho que me esforçar mais. Quero conquistar muitas coisas ainda no judô”, afirmou.
Segundo a administradora do Curumim Cidade Industrial, Ana Paula Camargos de Almeida, o judô tem contribuído para o desenvolvimento dos jovens que frequentam o programa. “O esporte tem ajudado muitos jovens a sair de uma vida difícil e conseguir alcançar a vitória. O troféu que a Gabrieli ganhou veio para coroar essa conquista. Foi uma grande alegria pra todos nós que acompanhamos e vivenciamos o crescimento desses jovens”, enfatiza.
Programa Curumim
O Programa Curumim atende crianças e adolescentes com atividades socioeducativas no contraturno escolar, dentro da política de socialização infanto-juvenil, priorizando sempre o direito à convivência familiar e comunitária. A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) coordena quatro unidades do Curumim, todas em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
Gabrieli é uma das 31 crianças e jovens beneficiados pelo Projeto Ajudarte. A ação existe há dez anos no Curumim, unidade Cidade Industrial. O projeto é uma atividade voluntária realizada pelo professor de Educação Física e judoca, Márcio Henrique da Silva.
As aulas de judô têm duração de uma hora e são realizadas duas vezes por semana. Para participar, os alunos têm que estar estudando, ter boas notas, frequentar regularmente as atividades e ter bom comportamento.
fonte: Ag. Minas