A Câmara Municipal de Bom Despacho aprovou na última segunda-feira, 24, a Lei 15/2025 que autoriza pacientes autistas terem dois acompanhantes nas unidades de saúde do município. A proposta é do atual presidente da casa, Vereador Maique da Educação.
Em nota publicada pela Câmara Municipal nas redes sociais, ‘a conquista representa um avanço significativo na inclusão e no respeito aos direitos das pessoas autistas e suas famílias’.
Conforme o projeto, “a ausência de suporte adequado pode levar o paciente a situações de estresse intenso e crises, que podem agarrar sua saúde, sendo que ao garantir a presença de acompanhantes, reduz-se o risco de situações adversas, promovendo um ambiente mais seguro e acolhedor.”
“Indivíduos com TEA ( Transtorno de Espectro de Autismo) muitas vezes enfrentam sérias dificuldades em ambientes desconhecidos como hospitais e clínicas. A presença de acompanhantes, que podem ser familiares ou cuidadora, é crucial para proporcionar suporte emocional, reduzir a ansiedade e facilitar a adaptação ao ambiente da saúde”, explicou o autor do projeto.