Projeto de Adução das Águas do Rio São Francisco para o Rio Picão prevê geração de até 15 mil empregos
No dia 21 de Agosto de 2025, a CODEMGE (Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais) publicou o edital de concessão de construção adutora do Vale do Rio Picão. A iniciativa tem como ampliar a segurança hídrica, recuperar a capacidade produtiva e promover o desenvolvimento socioeconômico sustentável da região com obras de capacitação, condução e adução de água do Rio São Francisco até a calha do Rio Picão, o que possibilita o uso múltiplo da água para irrigação, além de abastecimento urbano e preservação ambiental.
Segundo a CODEMGE, o território é de aproximadamente 90 mil hectares, sendo composto de solos férteis e relevo propício à mecanização. Atualmente a região conta com apenas 1.373 Ha irrigados.
Conforme estudo da CODEMGE, os estudos apontam que haverá uma expansão de até 10 mil Hectares com revitalização, o que irá possibilitar dias safras/ano e um aumento expressivo da produtividade. As ações do projeto incluem ainda o desassoreamento e readequação da calha do rio, com redução de enchentes e maior regularidade hídrica.
Deve-se destacar que este projeto de Adução das Águas do Rio São Francisco é um dos projetos idealizados pelo ex-ministro da Agricultura Alisson Paullineli. Entretanto, a ideia e a iniciativa de colocá-lo em prática foi do ex-prefeito de Bom Despacho Dr Bertolino da Costa Neto, que contou com o apoio do Governo de Minas Gerais, através da CODEMGE.
O Jornal Fique Sabendo procurou a Secretaria Municipal de Agricultura para falar sobre como está atualmente do projeto em Bom Despacho, porém até o fechamento desta matéria, não obteve resposta do setor.