loader image

Começa sexta saque de contas inativas do FGTS para nascidos entre junho e agosto

Brasília - Agências da Caixa abrem das 9h às 15h neste sábado (11) consulta e saque dos recursos das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. (Marcelo Camargo/Agência Brasil)Começa na próxima sexta-feira (12) o

pagamento das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS)

para trabalhadores nascidos nos meses de junho, julho e agosto. Com o novo

lote, 7,6 milhões de pessoas estarão aptas a sacar quase R$ 11 bilhões e terão

parte do fim de semana para comparecer à Caixa Econômica Federal, que

funcionará em regime de plantão.

Ontem (8), o banco divulgou um

balanço dos valores que já foram pagos. Até a semana passada, R$ 16,6 bilhões

foram resgatados por cerca de 10,6 milhões de cidadãos desde o início do

calendário, no dia 10 de março. Ao todo, 30,2 milhões de trabalhadores devem

resgatar pouco mais de R$ 43 bilhões, segundo estimativas do governo.

Os R$ 10,8 bilhões disponíveis no

terceiro lote equivalem a 25% dos recursos disponíveis para pagamentos de todos

os lotes. Além de atendimento exclusivo para as contas inativas neste sábado

(13), as unidades da Caixa vão abrir mais cedo na sexta, na próxima segunda

(15) e terça-feira (16).

Para as agências que já abrem

rotineiramente às 9h, o atendimento será das 8h até uma hora a mais do que o

normal. As demais cidades vão contar com bancos abertos duas horas mais cedo

nesses três dias. No sábado, 2.100 agências do banco funcionarão em regime de

plantão, das 9h às 15h, para saques, solução de dúvidas e demais providências,

como emissão da senha do Cartão do Cidadão.

Para o trabalhador que for resgatar contas com saldos superiores a R$ 3

mil, é recomendado que compareça ao banco portando documento de identificação,

Carteira de Trabalho ou alguma comprovação de rescisão do contrato. Para os

valores acima de R$ 10 mil, é obrigatória a apresentação desses documentos.Nem

todo mundo, porém, é obrigado a comparecer a uma agência da Caixa para receber

os recursos. Pouco mais de 3 milhões de pessoas terão os valores depositados

automaticamente em suas contas da Caixa. Os trabalhadores que têm o Cartão do

Cidadão e até R$ 3 mil a receber poderão ter acesso aos valores também por meio

de lotéricas, caixas eletrônicos e correspondentes Caixa Aqui.

Quem pode sacar
Pode fazer o saque quem teve

contratos de trabalho encerrados até 31 de dezembro de 2015. O pagamento das

49,6 milhões de contas inativas tem seguido um calendário específico, que leva

em conta o mês de aniversário do trabalhador. No mês que vem, poderão fazer o

saque os nascidos em setembro, outubro e novembro. O mesmo ocorrerá a partir de

julho, quando poderá sacar quem nasceu em dezembro.

Independentemente das próximas datas

e dos lotes anteriores, a data limite para saque de todos os trabalhadores é 31

de julho, de acordo com a Caixa.

Direito ao saque
O trabalhador que ainda não sabe se

tem dinheiro a receber pode acessar o site sobre as contas inativas. Lá, ele pode

verificar o valor a receber, a data do saque e os canais disponíveis para

pagamento.

Ag. Brasil

Mais recentes

Rolar para cima