loader image

FAEMG emite nota sobre Greve dos Caminhoneiros

Image result for greve dos caminhoneiros animais mortos
Suínos
Desde o dia 21 de maio, milhares de caminhoneiros paralisaram as suas atividades no Brasil. Mais de 26 estados brasileiros registraram atos da classe. Apesar do acordo firmado entre categoria e governo  homologado no último domingo, 27, os trabalhadores continuam nas estradas do Brasil e não há previsão exata de quando voltarão à sua normalidade. 

Em meio aos fatos decorridos no país, a FAEMG (Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), emitiu nota sobre como está a situação do setor no estado. O órgão afirma que muitas aves praticam canibalismo para sobreviver pois não há  ração para mantê-las vivas, também existe um grande número de suínos mortos, os quais podem provocam riscos sanitários por não existir local apropriado para enterrá-los. 

Veja a nota da FAEMG: 

NOTA

OFICIAL

Desde o início, em 21 de maio, a Federação da Agricultura e

Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG) manifestou o seu apoio ao movimento

dos caminhoneiros, por entender a justiça da causa. No entanto, a continuidade

da paralisação, por período tão extenso, está provocando um efeito da maior

gravidade, que é a desestruturação da economia brasileira.

No agronegócio, as perdas são incalculáveis. A falta de ração para os animais

atingiu níveis insuportáveis, tanto do ponto de vista econômico quanto do

bem-estar dos animais, expressados por relatos dos produtores. Aves estão

praticando o canibalismo para sobreviver. Também milhares de suínos têm morrido

diariamente. E ainda há o risco de esses animais mortos provocarem perigosos

problemas sanitários, por falta de locais apropriados para serem enterrados.

Além de tudo isso, milhares de litros de leite têm sido descartados por falta

de coleta diária. É uma conta elevada que, no final, será paga pelo produtor

rural e pela sociedade.

A situação chegou a um ponto de gravidade extrema. Precisaremos da colaboração

de cada um para sairmos desse impasse. Isoladamente, o Governo Federal,

bastante fragilizado, não tem condições de encontrar a saída para a crise.

Precisamos da participação ativa dos estados, fazendo a revisão do ICMS, que é

altíssimo, sobre os combustíveis. O Congresso Nacional também precisa

desenvolver ações que contribuam para que o país volte à normalidade, assim

como o Poder Judiciário e as categorias profissionais. É fundamental que

estejamos todos juntos para encontrar uma solução urgente e evitar a falência

da economia brasileira.

Roberto Simões
Presidente do Sistema FAEMG

Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais

Mais recentes

Rolar para cima