Imagem do translado dos restos mortais de Padre Libério em Leandro Ferreira |
Na tarde do último sábado, 13, a cidade de Leandro Ferreira, cerca de 35 km de Bom Despacho, recebeu uma multidão de fiéis para acompanhar a missa de translação dos restos mortais de Padre Libério à Matriz de São Sebastião. O objetivo da remoção foi analisar os restos mortais do pároco, que passa por um processo de investigação antes de ser beatificado pelo Vaticano como Santo. Membros de Roma acompanharam todo o procedimento realizado no Brasil.
A missa contou a presença de inúmeros fiéis. Estima-se que mais de 20 mil pessoas acompanharam a celebração, presidida pelo Bispo José Carlos Souza Campos, da Diocese de Divinópolis e com a participação de outros padres.
O pedido de beatificação de Padre Libério aconteceu em 2010, sendo que em 2012, o Bispo Tarcísio criou o Tribunal para a Causa dos Santos com o objetivo de analisar os processos de beatificação. “Já havia em torno do nome do padre Libério um desejo grande de que esse processo se iniciasse. Mas de fato, oficialmente, o processo só foi aberto em 2012”, disse em entrevista ao Portal G1.
Padre Libério morreu em Divinópolis em 21 de Dezembro de 1980. Foi velado em Pará de Minas e sepultado em Leandro Ferreira. Desde então, o pároco tem sido ovacionado por inúmeros fiéis da região e também do estado de Minas Gerais . Em Bom Despacho, existem diversos de casos de milagres, relatados por seus devotos e seguidores.