dependências da Câmara. De janeiro a junho deste ano foram, ao todo, 490
atendimentos. Através deste setor são realizados encaminhamentos ao Jurídico e
à Psicologia conforme necessidade e demanda do cidadão atendido.
Em média, são atendidas 25 pessoas por semana nestedepartamento.
objetivo é ampararas pessoas que de alguma forma não tem total acesso à cidadania. O público-alvo
são pessoas em situação de risco, vulnerabilidade social e desamparo. Idosos,
crianças, adolescentes e portadores de necessidades especiais têm prioridade de
atendimento.
Cidadão (CAC), que é formado também pelos setores Jurídico e Psicologia. O
serviço funciona da seguinte maneira: ao procurar atendimento no CAC, o cidadão
passará primeiramente pelo Serviço Social, onde relata sua situação e
necessidade a ser resolvida. Caso seja demanda do CAC, é feito uma triagem e
verificada a situação socioeconômica ou insuficiência de recursos financeiros e
o cidadão é encaminhado para o setor jurídico, psicológico e para a rede ou
órgãos competentes.
maior procura ao Centro de Atendimento é por pessoas que querem se divorciar
e/ou pedir pensão alimentícia, isso na área jurídica. Já na psicologia, a
procura é para o acompanhamento individual.
onde recorrer. Estas pessoas recebem orientações da assistente social e são
encaminhadas para atendimento ao local correto. Caso seja necessário é feito
contato com a rede ou órgão competente como o Instituto Nacional de Seguro
Social (INSS), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de
Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Bolsa Família, Conselho
Tutelar etc.
saúde, habitação, bem estar físico, psicológico e social”, explica a
assistente social.
atendimento não precisa ser agendado, é feito na hora e no dia em que a pessoa
procura o CAC.
requerente deve portar os seguintes documentos: Carteira de Identidade, CPF e
comprovante residência.