Neste domingo, dia 07 de Setembro, é o maior marco da História Política do Brasil. É o Dia que o nosso país conquistou sua Independência, deixando de ser colônia de Portugal em 1822.
Sem dúvida é uma data importante para a nossa história nacional, que ano pós ano, demonstra a força que o país tem no cenário mundial. Por causa deste dia, cidades de todo o Brasil comemoram sua marca, seja com um simples desfile ou com outro tipo de festividade.
Neste domingo, a Prefeitura de Bom Despacho decidiu não realizar o Desfile Civico no centro da cidade, que sempre foi marcado por marchas, cânticos e apresentações escolares. É uma falha inestimável para a cultura e tradição local.
Além deste evento que não foi promovido pela Prefeitura de Bom Despacho, também não houve o Desfile de Primeiro de Junho, aniversário de Bom Despacho. De fato, ambos demonstram que houve falta de planejamento da Gestão Andrade, já que o evento é produzido por quatro secretarias, sendo de Comunicação, Educação, Cultura e também com o apoio de Desenvolvimento Econômico, já que várias empresas participam da ocasião.
Contudo, essa opção de não fazer o evento, segundo a própria gestão em nota de esclarecimento é que há ‘dificuldades logísticas, financeiras e estruturais”. Lamentável, pois houve quase meio milhão de reais de investimento em eventos de alto padrão como ocorreu na Festa do Rodeio que registrou até uma Tentativa de Homicídio no setor NOBRE do evento (Camarote).
O fato é que a Gestão Andrade falhou no planejamento de não fazer os desfiles, principalmente neste 7 de Setembro, isso é quase um erro imperdoável, porque mão de obra qualificada para fazer essa atividade, Bom Despacho tem de sobra, pois conta com o 7° Batalhão da PMMG, Corpo de Bombeiros e Tiro de Guerra, três forças militares. Ou seja, falta boa vontade, faltou planejamento e faltou convicção. Que em 2026, ambos desfiles possam acontecer, já que são marcas importantes da história de Bom Despacho.