Grupo “A Casa da Lua” apresenta a épica jornada de um dos heróis mais conhecidos da literatura
Minas Gerais, outubro de 2025 – Em uma adaptação do clássico de Miguel de Cervantes, a peça de teatro infantil “As Aventuras de Dom Quixote” cumpre temporada em cinco municípios do Centro-Oeste de Minas de 1º a 5 de outubro. As apresentações, totalmente gratuitas fazem parte da temporada de 15 anos do programa Diversão em Cena, iniciativa promovida pela Fundação ArcelorMittal.
A turnê dá a largada em Bom Despacho, na quarta-feira, 1º de outubro, às 20h, na Praça do Rosário. De lá, segue para Dores do Indaiá, com apresentação marcada para quinta-feira, dia 2, às 19h30, na Praça da Matriz. Na sexta, 3, o município de Quartel Geral recebe a peça, às 18h, também na Praça da Matriz. Já no sábado, 4, às 10h, é a vez de o público de Abaeté conferir a montagem, na Praça da Prefeitura. A temporada se encerra às 19h de domingo, 5, na Praça Central de Alberto Isaacson, distrito de Martinho Campos.
Com 50 minutos de duração e classificação livre, “As Aventuras de Dom Quixote” convida as crianças e suas famílias a embarcarem em uma jornada épica ao lado de um dos nomes mais famosos da literatura mundial, em uma produção repleta de ação e encantamento.
Acompanhado por seu fiel escudeiro, Sancho Pança, e seu cavalo, Rocinante, Dom Quixote enfrenta exércitos fictícios e luta contra moinhos de vento, que ele vê como gigantes ameaçadores – tudo em nome do amor por sua donzela, Dulcinéia. O espetáculo envolve as crianças, quebrando a quarta parede e convidando-as a participar ativamente da aventura.
Com cenários coloridos, figurinos vibrantes, músicas cativantes e coreografias dinâmicas, a peça garante uma experiência imersiva e interativa. “As Aventuras de Dom Quixote” é de autoria do grupo A Casa da Lua, conjunto de artistas de Belo Horizonte, que, desde 2013, tem em seu repertório espetáculos recheados de brincadeiras e musicalidade.
15 anos de Diversão em Cena
O programa Diversão em Cena foi criado em 2011 pela Fundação ArcelorMittal para democratizar o acesso à cultura, por meio da oferta de apresentações gratuitas ou a preços populares. Desde então, mais de 1 milhão de pessoas já assistiram às apresentações em cidades de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia e Mato Grosso do Sul.
“Em um país tão diverso como o Brasil, é essencial incentivar ações que aproximem as pessoas das expressões artísticas e promovam o diálogo entre diferentes tradições. Vai além do patrocínio: trata-se de garantir que a pluralidade cultural que nos define, une e transforma continue viva, acessível e valorizada por todos”, afirma Camila Valverde, diretora-executiva da Fundação ArcelorMittal.
Com patrocínio da Fundação ArcelorMittal, esta apresentação é viabilizada por meio de recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. A realização é da Mira Produções e do Governo de Minas Gerais.
Sobre a Fundação ArcelorMittal
Há mais de três décadas, a Fundação ArcelorMittal é a organização dedicada a direcionar os investimentos sociais do Grupo ArcelorMittal – maior produtora de aço do país e líder no mercado global. Com o propósito de criar oportunidades, a Fundação ArcelorMittal busca promover o impacto social positivo, por meio da educação, do esporte e da cultura. Anualmente, cerca de 450 mil pessoas são alcançadas pelas iniciativas promovidas em cidades de todo o país. Saiba mais em famb.org.br.
Serviço
O quê: “As Aventuras de Dom Quixote”
Apresentações gratuitas e acessíveis em libras
Duração: 50 minutos
Classificação: livre
Bom Despacho
Quando: 1º de outubro, quarta-feira, às 20h
Onde: Praça do Rosário (Nossa Senhora do Rosário, S/N)
Dores do Indaiá
Quando: 2 de outubro, quinta-feira, às 19h30
Onde: Praça da Matriz (Praça Prefeito Mário Carneiro, S/N, Centro)
Quartel Geral
Quando: 3 de outubro, sexta-feira, às 18h
Onde: Praça da Matriz (Rua Hipólito Pinto, 31, Centro)
Abaeté
Quando: 4 de outubro, sábado, às 10h
Onde: Praça da Prefeitura (Praça Dr. Amador Alvares, 167, Centro)
Alberto Isaacson, distrito de Martinho Campos
Quando: 5 de outubro, domingo, às 19h
Onde: Praça Central
Ass. Imp. Arcelor Mittal