loader image

MP instaura procedimento para apurar causas de Poluição da Siderúrgica em BD 

O Ministério Público de Bom Despacho, através da Dra. Luana Cimetta Cancado, instaurou procedimento preparatório para apurar causas da poluição que está sendo feita  pelo pó de carvão no Bairro São Vicente e adjacentes. A iniciativa ocorre após uma moradora da região fazer denúncia junto a ouvidoria do órgão.

Na ação, o MP solicita esclarecimentos da empresa, da Polícia Militar Ambiental e também da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, para saber quais foram as medidas tomadas pelos órgãos em questão.

A denúncia é da moradora Emilene de Cássia Faria Costa,  que relatou a empresa a qual funciona 24 horas, e   tem lançado pó de carvão durante as suas atividades e prejudicado inúmeros moradores da localidade, atingindo casas, roupas, móveis e até mesmo as pessoas.

No documento, a Promotoria solicita esclarecimentos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Na resposta ao MP, a Secretário Tiago Freitas afirmou que o licenciamento da empresa foi feita pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e que o município não tem competência sob a causa.

A Polícia Militar Ambiental também esteve na empresa após receber denúncia através do 181 e ouviu alguns funcionários que são responsável pela gerência de funcionamento do local. Todos alertaram que a empresa opera dentro da sua capacidade de produção, bem como segue as exigências fiscais e ambientais.

Deve-se destacar que a Siderdias funciona no antigo parque industrial da Siderúrgica da União Bondespachense no Bairro São Vicente. Em Julho deste ano,  o Jornal Fique Sabendo esteve na Escola Estadual Irmã Maria, que fica próxima a empresa  e registou algumas salas com pó de carvão. O jornal também ouviu moradores da localidade e que também relataram o problema. Na reportagem, o Ministério Público informou que iria apurar as causas da poluição.

Mais recentes

Rolar para cima