loader image

Nova Geração de Radares chega às Rodovias Mineiras

Nesta quarta-feira, 20, o Governo de Minas Gerais, através do Departamento de Estrada de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), irá instalar novos radares nas Rodovias Mineiras a partir de junho. Os novos dispositivos irão medir a velocidade dos veículos e deverão operar como uma ferramenta estratégica de gestão e segurança, sendo com leitura automática de placas em tempo real e análise de dados em larga escala.

De acordo com o Governo de MG, a nova tecnologia permite monitorar a circulação de veículos de forma contínua, identificar os automóveis clonados, roubados, além de cruzar informações e detectar padrões de comportamento fora do comum, como deslocamentos atípicos e a circulação recorrente de veículos em comboio.

Os novos radares também irão ampliar a capacidade de fiscalização e tornar as ações direcionadas, como situações de transporte clandestino ou uso irregular de autorizações como a Autorização de Transporte Fretado (ATF) e a Autorização Especial de Transporte (AET), serão identificadas com mais precisão.

 “Se um veículo percorre o mesmo trajeto diversas vezes ao dia ou apresenta um padrão de circulação incomum, o sistema sinaliza automaticamente, permitindo que a fiscalização atue de forma muito mais assertiva”, explica o diretor de Operação Viária do DER-MG, Rodrigo Santos Colares

Mais recentes

Rolar para cima